é movimento

A importância da arquitetura

Quando escuto alguém falar sobre esse tema, ou quando alguém me pergunta sobre a importância da arquitetura na sociedade, ou, ainda, “Por que devo contratar um arquiteto para projetar minha casa, meu apê?” confesso que sou tendenciosa a seguir um resposta um pouco filosófica. Porém aqui quero mostrar para vocês um viés um pouco técnico e direto ao ponto, mas, ao mesmo tempo, com um olhar humano, com um olhar que faz sentido não apenas para nosso corpo físico, mas também para nossa mente e alma.

Já adianto que essa forma de ver arquitetura e de trabalhar com ela está muito dentro do nosso DNA Mirart, então se preparem para conteúdos assim. Conteúdos diretos que vão tirar suas dúvidas do tipo “Como escolher uma cor para pintar uma parede?” ou “O que é melhor, uma bancada em granito ou em quartzo?” entre outras, mas sempre com algum toque que pode te fazer olhar para dentro e refletir sobre você, seus gostos, identidade e afins.

Não é novidade que a arquitetura acompanha a humanidade há muito tempo, desde o homem pré-histórico com as primeiras configurações de abrigo. Estudamos na escola, por exemplo, as grandes pirâmides do império egípcio e arquitetura monumental dos impérios romano e grego. Desses exemplos já poderíamos tirar uma boa resposta para nossa pergunta de início, ou seja, a arquitetura sempre foi importante para marcar épocas na historia da vida humana na terra.

Quantas civilizações são estudadas até hoje através das ruinas de suas cidades, como os maias e astecas? A arquitetura reflete como nos organizamos socialmente, como vivemos nosso dia a dia e isso não é um acaso. O arquiteto tem a missão de pensar e projetar espaço onde a vida humana acontece, uma vez que passamos a maior parte do tempo de nossas vidas em ambientes fechados.

Para mim esse é o ponto chave dessa resposta. A arquitetura é importante porque ela está diretamente ligada à nossa vida, nosso dia a dia, porque vivemos ela!

Por exemplo: durante o caminho que você faz todo dia para o trabalho, você já reparou no desenho da rua? Se ela tem apenas faixas para os carros, ou tem ciclofaixa para as pessoas poderem se deslocar de bicicleta também? Se a calçada é larga e permite grande fluxo de pessoas, com um banco para sentar e tomar um sorvete num dia quente? Ou se é uma calçada estreita, com dificuldade de caminhar, tendo que olhar para baixo o tempo todo para não pisar em algum buraco e tirando assim a sua oportunidade de olhar para tudo que está a sua volta? Onde você trabalha, é confortável? Você se sente bem ao chegar lá? Você tem um espaço adequado para você fazer suas tarefas? Um espaço onde entre luz natural e você consiga ver o passar do dia, se chove ou não? E quando chega em sua casa? Qual a primeira sensação que você sente? Aconchego? Você sente que aquele é seu mundo? Uma casa que foi pensada para atender as suas necessidades?

Vivemos inúmeras arquiteturas em um dia comum de nossa rotina e elas estão diretamente ligadas a qualidade de vida que temos ou queremos ter. A importância da arquitetura esta na capacidade dela de nos impactar positivamente, trazendo, para qualquer pessoa, espaços que gerem bem estar, que inspirem, que façam bem para nosso corpo e para funções básicas, que estão ligadas a nossa dignidade humana, como, por exemplo, ter uma casa para morar, com saneamento básico, que nos proteja e não nos coloque em situações de risco.  Impactar positivamente nossa mente e alma com ambiente saudáveis que nos inspirem, animem e acolham para vivermos nosso dia a dia, nossas histórias, nossas vidas! Afinal quantas boas memorias temos em nossa mente, nas quais lembramos exatamente como era o lugar onde elas ocorreram.

Acreditamos na importância da arquitetura por muitos motivos, porque ela realmente tem muitos motivos para ser tão importante, mas aqui na Mirart, as maiores razões serão sempre por ela estar tão ligada a vida humana e porque qualquer pessoa deveria ter acesso fácil e positivo a ela. Para nós, pensar em arquitetura é cuidar do ser humano. 

Arq. Daisy Pena